Quantos meios de pagamento são necessários para fidelizar o cliente?

A evolução constante da tecnologia de meios de pagamento tem resultado em uma ampla gama de opções disponíveis para consumidores e empresas. A diversidade de setores, como escolas, condomínios, academias, e-commerce, tem diferentes preferências em métodos de pagamento, como boletos, cartões e Pix.

Um recente estudo realizado pela Nuvei, fintech canadense, em parceria com a consultoria IDC, entrevistou 10 empresas líderes globais em setores como varejo, tecnologia, alimentos e saúde nas Américas, Europa e Ásia. O mapeamento revelou que seis empresas oferecem mais de cinco meios de pagamento, e três disponibilizam mais de dez opções.

A diversidade de métodos de pagamento para expandir negócios, fidelizar clientes e aumentar as receitas é a aposta de muitas companhias, o que exige uma infraestrutura robusta que proporcione flexibilidade nas transações, sejam elas online ou presenciais.

Inteligência Artificial e outras tecnologias inovadoras estão sendo utilizadas na análise dos pagamentos para segmentar clientes e melhorar abordagens de vendas. Atualmente os meios de pagamento vão muito além do ato de pagar, eles fazem parte da experiência do cliente, impulsionando novas receitas.

Na transição para o que o estudo chama de “era dos pagamentos conectados,” a escolha do modelo ideal deve considerar a perspectiva do cliente, geografia, jurisdição local e vertical de negócios. Embora haja uma tendência global para pagamentos digitais, regiões específicas podem preferir métodos tradicionais.

A conclusão da pesquisa é que a priorização dos pagamentos se tornou parte significativa da estratégia dos negócios, indo além de uma despesa comercial.

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Fonte: Redação

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